4 de junho de 2011

Caverna Lagoa Azul, Chapada dos Guimarães

 
A Caverna Lagoa Azul ou Gruta da Lazoa Azul, na Chapada dos Guimarães (Mato Grosso, Brasil), é uma das entradas para a Caverna Aroe Jari (sítio arqueológico com urnas funerárias escavadas).

É formado um lago natural e cristalino na caverna, de cor azul quando entra o Sol, portanto o melhor período para fazer essa trilha das cavernas é pela manhã, chegando por volta das 11h. Não é permitido entrar no lago, para que não se perturbe a sedimentação e vegetação lacustre. No passado, quando não era proibido entrar na lagoa, a coloração azulada da água foi se perdendo, tendo se recuperado atualmente.
 
Caverna Lagoa Azul
 
Tem sítio arqueológico? Sim!
 
De acordo com o cadastro no IPHAN, em 1989 a equipe da arqueóloga Irmhild Wüst (UFG) registrou pinturas rupestres na "Gruta da Lagoa ou Caverna Aroe Jari", como sítio MT-CB-026. Infelizmente, no local não há indicação da presença das pinturas, não sendo possível visualizá-las.
 
Caverna Lagoa Azul
 
A trilha começa na Caverna Aroe Jari e segue até esta caverna, Lagoa Azul, que é chamada "O Espelho" pela etnia indígena Bororo, porque o conjunto do reflexo na parede da caverna mais o reflexo na água formam imagens sagradas, sendo possível perceber nitidamente o desenho da cabeça de uma onça vista de cima. Os bororo visitam o local para a realização de rituais sagrados. A trilha das cavernas é muito extensa, e só é permitida ser feita com guia. No total, ida e volta, se soma uns 15 km de trilha. 
 
Os Bororo moram no Mato Grosso, e são cerca de 1.686 (Siasi/Sesai, 2012) pessoas. O termo Bororo significa, na língua nativa, "pátio da aldeia". Não por acaso, a tradicional disposição circular das casas faz do pátio o centro da aldeia e espaço ritual desse povo, caracterizado por uma complexa organização social e pela riqueza de sua vida cerimonial. A despeito de hoje terem direito a apenas um território descontínuo e descaracterizado, o vigor de sua cultura e sua autonomia política têm atuado como armas contra os efeitos predatórios do contato com o "homem branco", que se estende há pelo menos 300 anos.
 
Este é o final da Caverna Aroe Jari, após 1,400km de extensão

Caverna Lagoa Azul



Caverna Lagoa Azul

Esta é uma terceira caverna, ao lado da Caverna Lagoa Azul.
 
Caverna Lagoa Azul

Caverna Lagoa Azul


A trilha é um pouco pesada, devido a distância e o ritmo, e há muitas pontes 



Entrada para a trilha das cavernas

Nos hospedamos em uma área de camping logo abaixo da praça Dom Wunibaldo (praça principal da cidade)
 
Para fazermos a trilha das cavernas, contratamos um guia que nos foi indicado por uma empresa de turismo localizada em frente à praça Dom Wunibaldo, onde ocorrem feirinhas de gastronomia e artesanato à noite. Muitas outras pessoas foram com o mesmo guia, se encontrando pela manhã próximo à mesma praça. Todos saíram em seus carros próprios. No local, é possível utilizar as perneiras disponíveis pelo guia, e se preparar antes de iniciar a trilha.

Veja as outras postagens da Chapada dos Guimarães:

 
Para mais informações, procure o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Chapada dos Guimarães, pelo telefone: 301-2045/301-3214, ou email: chapadaturismo@terra.com.br
 
Já esteve lá? Como foi a sua viagem? Está planejando ir?
Deixe um comentário :D

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...