12 de janeiro de 2010

Terra Média em A História Sem Fim?


    No livro A História Sem Fim, de Michael Ende, percebi algumas semelhanças e referências à J.R.R.Tolkien no tocante à Terra Média. Não encontrei praticamente nada na internet sobre isso, mas será que Michael Ende quiz mesmo explicitar Tolkien em seu livro? 
As semelhanças são muitas, entre elas:

    - Na página 244, há 2 referências:       
    Primeiro, a um país chamado Morgul ou País do Fogo Frio, e é citada a princesa Oglamar  (tudo na mesma página). Comparando com Tolkien, na Terra Média há as Minas Morgul, a semelhança estaria no nome... mas reparem na informação do wikipédia sobre as Minas Morgul: " foi conquistada pelos Nazgûl em 2002 da Terceira Era, tornando-se numa cidade morta comandada pelo Rei bruxo de Angmar". Também há a semelhança entre os nomes Oglamar e Angmar e sua relação com os respectivos lugares "Morgul". 

    E novamente na mesma página, é citado um dragão repugnante chamado Smarg! Na Terra Média de Tolkien, há o dragão Smaug. A semelhança entre os nomes dos dragões é gritante! 

    - Mais nomes: Artax é o cavalo do personagem Atreiú. E o cavalo de Gandalf chama-se Scadufax. O que é outra grande semelhança. 

    - Objetos de poder: AURIN (O Brilho ou A Jóia) é a insígnia da Imperatriz Criança e de Fantasia, sendo uma cobra mordendo o rabo da outra, em um círculo, e concede poder a quem o usa, realizando os desejos da pessoa, mas, dependendo da criatura, pode fazer mal. É muito semelhante ao Um Anel de Sauron, tema de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, também representado por um círculo, um objeto de poder que pode trazer o mal. 

    - Monstros: Ygramul, o Múltiplo, é muito semelhante à aranha gigante e terrível Laracna, que aparece em O Senhor dos Anéis. Mas essa semelhança é simplesmente uma observação, não merece destaque, há muitas aranhas gigantes e terríveis em histórias.


     Tenho a impressão de que Michael Ende era leitor e admirador de Tolkien, sendo que não poderia ter sido o contrário, A História Sem Fim foi publicada em 1979. 




    No início do livro (pág. 6), já somos fisgados, pois, parece que Ende tira as palavras da nossa boca:

    "A paixão de Bastian Baltasar Bux eram os livros.
    Quem nunca passou tardes inteiras diante de um livro, com as orelhas ardendo e o cabelo caído sobre o rosto, esquecido de tudo o que o rodeia e sem se dar conta de que está com fome ou com frio... 
    Quem nunca se escondeu embaixo dos cobertores lendo um livro à luz de uma lanterna, depois de o pai ou a mãe ou qualquer outro adulto lhe ter apagado a luz, com o argumento bem-intencionado de que já é hora de ir para a cama, pois no dia seguinte é preciso levantar cedo...
    Quem nunca chorou, às escondidas ou na frente de todo o mundo, lágrimas amargas porque uma história maravilhosa chegou ao fim e é preciso dizer adeus às personagens na companhia das quais se viveram tantas aventuras, que foram amadas e admiradas, pelas quais se temeu ou ansiou, e sem cuja companhia a vida parece vazia e sem sentido...
    Quem não conhece tudo isso por experiência própria provavelmente não poderá compreender o que Bastian fez em seguida."

    Aqui estão algumas cenas do primeiro filme, de 1984, que ilustram alguns personagens:

 
    
    A História Sem Fim é uma história fascinante e extremamente criativa, dá sentido aos livros, à imaginação e à própria ficção.


10 comentários:

  1. Ola, Daniela!

    Fizemos um post no Tolkien Fun referente a sua comparação - conforme você sugeriu.

    Passe por lá e diga se ficou bom. =)

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA LINDA!! SEU BLOG CADA DIA MELHOR..BJS

    ResponderExcluir
  3. Olá notei que vc tem o link do meu Blog. Meu mundo quadrado. devido a problemas no acesso, agora meus posts estão sendo postado no meu outro Blog, Saulo Prado nas entrelinhas. Te convido para vc vim conhecer mue novo Blog: www.sauloprado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse filme fez minha infância.. é um dos que moldaram meu caráter hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Alias, srta Ortega, conseguiu fazer seu beirutando ai?

    ResponderExcluir
  6. Mine, seu blog é um dos melhores, sério.
    Eu leio tudo! É fantástico! falo isso não por ser seu amigo, mas sim pelo excelente conteúdo presente aqui. Congrats!

    ResponderExcluir
  7. no filme da historia sem fim quando bastian chega na loja de livros o dono o olha com desprezo e diz q ele deve ser como qualquer moleque que só le quadrinhos, ao que bastian responde dizendo que adora ler e ja leu O Senhor dos Anéis. XD

    ResponderExcluir
  8. Boa observação, Maia!

    Ele realmente diz que leu o Senhor dos Anéis no filme, mas isso não consta no livro.

    Apesar de que, pelo garoto que era, Bastian com certeza já teria lido SdA.

    ResponderExcluir
  9. Hm interessantes essas comparações

    ResponderExcluir
  10. Eu achava que éramos só meu marido, minha irmã e eu que fazíamos essas conexões entre as duas histórias. Já reparou também quando Bastian fica apegado demais ao Auryn e Atreyu quer cuidar dele pra proteger Bastian, o que deixa este irado, achando que Atreyu quer tomar o Auryn dele (nfluenciado pela Xayde)? Do mesmo jeito, Frodo fica com raiva de Sam, quando este quer tomar o anel dele, pra ajudá-lo, mas Frodo acha (influenciado por Gollum) que Sam quer ter poder com o anel e briga com ele, não querendo dá-lo e mandando Sam embora. Gostei muito das comparações e penso que Michael Ende com certeza leu o Senhor dos Anéis.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...