10 de agosto de 2013

Comer em Budapeste (Magyarország) !!



    Pra escrever sobre a comida de algum lugar, é Budapeste! Justamente porque lá comida boa e de qualidade é muito barata, sendo que 1 euro que é aproximadamente 280 florines. O tempero é bem picante, tendo a páprika como ingrediente especial, além de cebola e alho. Páprika é um termo húngaro para o pimentão-doce, que é da América Central na verdade. A batata é essencial nos pratos húngaros, assada, cozida e frita. Salames e salsichas defumadas são tradicionais.


    GOULASH !!! É mais típico da Hungria. É uma sopinha de carne de vaca - às vezes de porco - picada em cubos; com farinha, vegetais como cenoura, cebola e... páprika.

Goulash em Budapeste, acompanhado com pão

Frango, batatas, vegetais crus e maçã cozida (inclusive muito tradicional na Bélgica).



   Pratos sofisticados e tradicionais, em um restaurante agradável, no centro, com atendimento em inglês, e com preços EXCELENTES. Jamais comi fora tão bem assim na Espanha, onde morei, por exemplo.
 
   
    Comida Vegetariana!! No centro, encontramos um restaurante, desses com mesa na calçada, com pratos vegetarianos muito baratos. Um prato saía a mais ou menos 6, 7 euros.





    Beber em Budapest ! Pálinka é a bebida tradicional, um destilado de frutas, que tem fama de ser bem forte. Segundo fofocas medievais, a bebida servia de remédio para a artrite do rei Carlos I, no século XIV.
   Nos bares tomando cerveja é quando os húngaros são extremamente simpáticos, segundo a húngara guia de Free Walk Tours (em Budapeste, saindo do centro, você participa de passeios guiados grátis, uma oportunidade para conhecer a história da cidade).
  Ôh pessoal receptivo e extremamente doce, o de Budapeste! Até mesmo quem não fala inglês, se esforça em mímica pra ajudar!!
   O bar da foto é um famoso ponto de encontro entre turistas e húngaros, com uma decoração feita de reciclagem, até mesmo com um carro reciclado, dentro do bar! É um dos chamados "ruin pubs", bares em ruínas.

                   Encontro no Szimpla Kert, um ruin pub considerado o terceiro melhor bar do mundo!!

   Sobremesas!!!! Em Budapest, mochileiros pé rapados conseguem comer SOBREMESAS. E deliciosíssimas. O que chama a atenção são as tortas. Preços que nem no Brasil eu conseguiria.







    Uma dica é comprar um pote grande de sorvete e compartilhar com os amigos no "Aquário", uma praça que é ponto de festa/encontro no centro de Budapest.

Café

     E, seeeeeee bater a saudade de uma comidinha brasileira, na ilha no Danúbio você encontra milho cozido pra comprar. E no centro da cidade, encontramos por acaso um restaurante brasileiro!! Coversamos com a proprietária, eles trazem os ingredientes nas malas, e vendem comidas típicas de várias regiões brasileiras.

 
 
  

Além de tudo, sempre há kebabs, e boas pizzas !!

 

 Köszönöm ("kuh su nam", obrigada em húngaro)!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...