8 de fevereiro de 2009

A Lista de Schindler ''Aquele que salva uma pessoa, salva o mundo inteiro''


   Filmado em preto e branco para, segundo Spielberg, "deixar o filme menos insuportável devido a violência gráfica de algumas cenas", A Lista de Schindler é construído sobre o roteiro de Steven Zaillian que mostra a perseguição aos judeus na Polônia e sua recolocação no Gueto de Cracóvia, em 1941, onde famílias inteiras eram amontoadas em pequenos quartos, até a transferência de todos para o campo de concentração, comandado pelo sociopata Amon Goeth (Ralph Fiennes).
.
   O que difere A Lista de Schindler de tantos outros filmes sobre o Holocausto Nazista é o caráter profundamente humano que os realizadores conseguiram imprimir à obra.
 .
   Baseado em fatos verídicos, Schindler (Liam Neeson) é mostrado no início como um empresário ganancioso e sem escrúpulos que enriqueceu com a guerra, lucrando com o uso da mão de obra judia em sua fábrica. A princípio ele se mantém afastado dos horrores que acontecem à sua volta, mas vai gradativamente se sensibilizando até o ponto de se sentir obrigado a agir em favor dos oprimidos.
 .
   Para ilustrar o ponto da transformação do protagonista: a menina do vestido vermelho, vista correndo perdida no meio dos nazistas, e depois, já morta sendo levada para a pilha de cadáveres queimando. A partir daí o filme vira uma corrida contra o tempo, na qual Schindler tenta salvar o máximo de seus empregados que pode, usando para isso toda a sua fortuna. Schindler faz uma lista de mais de mil pessoas oprimidas, as compra (perdendo sua fortuna) e as leva para trabalhar em sua fábrica, as salvando dos campos de tortura e morte.
 .
   Quando a guerra acaba, Schindler se despede dos seus operários, muito agradecidos por tudo que ele fez para eles. No final, cada ator do filme, junto da pessoa a qual interpretou, homenagea o túmulo de Oskar Schindler.
 .
''Aquele que salva uma pessoa, salva o mundo inteiro'', foi a frase de efeito usada na campanha de marketing do filme. E ela não deixa de ser verdade, tendo em vista o vasto número de pessoas que estão vivas hoje, entre sobreviventes diretos e seus descendentes, graças à lista do industrial alemão.
.

2 comentários:

  1. É um grande filme mesmo. A lista de Schindler é a obra-prima do cineasta que o fez se tornar real. A história poderia ter sido tratada de forma clichê, mas não foi. Foi feita uma filmagem excepcional, com pontos só altos, baixo são poucos. Muito bom mesmo. Gostei muito que assistiu. É um dos filmes que entrariam facilmente para uma lista tipo '100 filmes que devem ser assistidos antes de morrer'.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa postagem o filme é realmente muito bom vale a pena ser visto!

    bgs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...