1 de fevereiro de 2012

Serranópolis - Pousada das Araras (Sítio Arqueológico)


A Pousada das Araras é um dos meus lugares favoritos na minha região! Isso porque fica no município de Serranópolis, que possui um grande complexo de sítios arqueológicos importantes, referências na arqueologia mundial.

Este é o trecho de um artigo meu publicado no livro anual (de 2011) do Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos.

Em 1975 os sítios arqueológicos que se encontram em Serranópolis, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), onde é a atual Pousada das Araras, fundada em 1996; foram estudados pelos arqueólogos Altair Sales Barbosa, da UCG; e Schmitz, da Unisinos do Rio Grande do Sul; e equipe, dentre muitos outros pesquisadores a partir de então; tais sítios são parte do Patrimônio Histórico Brasileiro, afirma Souza (2005), sendo que:

Recebeu o título de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) em 24 de Dezembro de 1998 [...]. No município de Serranópolis GO existem mais de 40 sítios catalogados junto ao IPHAN. [...] dois sítios localizados na Pousada das Araras, [...] apresentam pinturas e petroglifos de grande valor para a arqueologia brasileira (SOUZA, 2005, p. 2).

De acordo com Souza (2005), os sítios da RPPN ficam a cerca de 400m de distância entre si, e em sua maioria há pinturas rupestres nas camadas mais solidificadas dos abrigos. Há grandes blocos desgarrados, podendo também apresentar pinturas. O sítio:

[...] conhecido como “Gruta das Araras”, é um abrigo de cerca de 80 metros de extensão e aproximadamente 64 metros de altura, com profundidade entre 6 a 14 metros, que cobre praticamente todo o lado leste da base da torre. O segundo sítio conhecido como “Gruta do Paredão”, é um pequeno abrigo de cerca de 10 metros de abertura por 8 metros de altura (SOUZA, 2005, p. 2).







Um dos painéis rupestres mais importantes da América




Na pousada, é possível trilhas fazer a sítios arqueológicos e mirantes, dormir em chalés, nadar em piscina natural ou artificial, e comer muito bem.





Meus pais

Para ler e baixar um artigo meu sobre a Arqueologia em Serranópolis clique aqui 


Para contato com a Pousada das Araras acesse o site (clique aqui)
Centro de atendimento ao turista de Serranópolis (CAT): (64)668-1208

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...